Tem dedo duro na bolsa
Porque é importante entender o duro da bolsa?
O dedo duro nada mais é do que o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) pelas corretoras de valores sobre os ganhos com uma operação com ações, e serve para alertar a receita federal de que houve uma operação de renda variável no seu CPF, cujo imposto sobre o lucro deverá ser formalizado no mês subsequente por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (conhecido como DARF).
A importância é entender que esse valor (já retido) precisa ser abatido no momento da apuração de ganhos. No caso da tributação de day trade, o percentual retido pelas corretoras é de 1% sobre o lucro obtido no day trade. E este percentual cai para 0,005% sobre as vendas comuns de ações (swing trade).
Note que no caso de day trade a retenção é sobre o lucro, mas no swing trade é sobre o valor da venda (mas vale reforçar que na hora de apurar o imposto devido ele deve ser sobre o rendimento, beleza!).

Escrito por Gilberto Caray Coach & Mentor de Carreira e Finanças Effectus Coaching. Torne seus sonhos possíveis! www.effectuscoaching.com.br | Instagram @EffectusCoachingBr
