Entendendo o Tesouro Direto
O tesouro direto foi criado em 2002 visando democratizar o acesso a uma das melhores opções de investimento em renda fixa tornando cessível a todos os investidores, sejam iniciantes ou profissionais. Antes da sua criação, apenas as instituições financeiras tinham a possibilidade de investir nesses ativos ofertados diretamente pelo Tesouro Nacional. Investir no tesouro direto basicamente se resume a emprestar dinheiro a governo em troca de uma taxa de juros.
É classificado com Renda fixa, mas você precisa saber que existem os pré-fixados e os pós-fixados:
– No Pré fixado, você saberá exatamente quanto irá resgatar, pois a taxa de juros é fixada no momento do investimento.
– No Pós fixado, sua rentabilidade será calculada a partir de algum indexador da economia. ⠀
Diferentes tipos: Na hora de investir, você pode escolher entre cinco tipos de investimento.
- Tesouro IPCA: é um pós-fixado que tem como indexador a inflação, ou seja, o IPCA.
- Tesouro IPCA com juros semestrais: é um pós-fixado indexado também ao IPCA, mas você pode ganhar seus rendimentos de seis em seis meses e não só no prazo final
- Tesouro Prefixado: possui uma taxa prefixada que permanece a mesma durante todo o período do investimento. Não depende de nenhum fator.
- Tesouro Prefixado com juros semestrais: possui uma taxa prefixada que também permanece igual durante todo o período do investimento não depende de nenhum fator, mas você pode ganhar seus rendimentos de seis em seis meses e não só no prazo final.
- Tesouro Selic: é um pós-fixado indexado à taxa Selic e é o único título do Tesouro Direto em que você não corre o risco de perder dinheiro se resgatar antes do prazo de vencimento.
ATENÇÃO: O tesouro garante a taxa acordada se resgatado no final da vigência do título, porem no resgate antecipado pode ocorrer variações positivas e negativas devido à marcação a mercado, com exceção ao tesouro Selic, por isso ele é considerado o mais seguro dos investimentos.
Por falar em segurança, apensar de não possuir a garantia do FGC, é considerado o investimento mais seguro pelo mercado financeiro, pois seu risco é “Soberano”, ou seja, o risco de um País quebrar é baixíssimo e sempre muito menor do que o risco de crédito de uma Instituição Privada.
Os cinco tipos estão sempre disponíveis no site do Tesouro Direto com as variações de prazo de vencimento. Por exemplo: “Tesouro IPCA + 2024” tem o vencimento a validade em 2024. “Tesouro Prefixado 2030” tem o vencimento a validade em 2030 e assim sucessivamente. São diversas opções disponíveis. Para descobrir qual a melhor opção para você entre no site ou acesse pelo aplicativo do Tesouro Direto, e faça uma simulação para encontrar qual é o melhor de acordo com a sua necessidade!
A recomendação é que você crie uma carteira diversificando os diversos tipos de títulos e de maneira incremental vá fazendo aportes periódicos de modo a aumentar o seu patrimônio.
Ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do tesouro direto? Deixe comentários aqui neste post!

