Search for:

Comprar uma casa na praia ou investir?

Recebi uma pergunta no Instagram @EffectusCoachingbr que é uma dúvida recorrente para a maioria de nós: “Devo comprar uma casinha na praia para aproveitar com a família e ainda como uma  oportunidade de aquisição de um patrimônio, além da oportunidade de aluguel, ou devo pegar esse valor e com a ajuda de uma consultoria especializada investir esse dinheiro no mercado financeiro?

Bom, para responder essa acho que vale o tradicional: Depende! Pois não tem certo ou errado, entretanto vou explicar melhor minha opinião fatiando a resposta…

Eu, como seu Coaching Financeiro cujo objetivo principal é lhe apoiar a encontrar caminhos para “Tornar seus sonhos possíveis” vou lhe dizer que se este é seu sonho, nós vamos avaliar outras dimensões, como: independência financeira, plano de aposentadoria e sucessão, gestão financeira e dividas, entre outros para enfim concluir se sua saúde financeira lhe permite essa aquisição e ai… que se dane, torne seu sonho possível!

Entretanto, analisando tecnicamente como seu planejador financeiro (e inclusive na minha opinião pessoal) categoricamente: Não recomendo!

Veja, nesta época de economia compartilhada amarrar seu patrimônio num bem de baixa liquidez é cada vez menos recomendado. Ouvi certa vez uma frase assim: “Até mesmo lasanha (hummm) todo dia enjoa”  o mesmo se aplica a posse de uma casa na praia, por melhor que seja a casa e sua localização, já imaginou você tendo que passar todos seus feriados, férias, e outras datas nesta casa? Eu já lhe digo que se você não tem o objetivo de usufruir desta propriedade desta maneira já é um bom indicador que o melhor para você seria utilizar recursos como airbnb, aluguel de casas de veraneio, entre outras e assim sempre ter opções diferentes para curtir seus merecidos dias de lazer, sem o ônus, da manutenção e impostos que um imóvel próprio lhe impõe.

E aí você pensa brilhantemente… Ah, mas eu posso alugar o imóvel e fazer uma renda extra! Excelente ideia, mas então teremos que fazer umas contas mais complexas: Quantos dias do ano, fora da temporada, você conseguirá manter o imóvel alugado? Qual o custo da degradação de uma casa de aluguel? Isso sem contar que o aluguel recebido pela casa deveria render depois das despesas, imposto e manutenção mais que um investimento conservador. Sendo assim, apenas como exemplo ao adquirir um imóvel de R$ 1.000.000,00 voçê acha que conseguirá gerar uma renda melhor do que uma aplicação, tipo Tesouro Selic, uma das mais conservadoras do mercado.

Fonte: simulador.tesourodireto.com.br/index.html#/simulacao-resultado

Percebeu o porque “depende”? Se você acha que consegue um rendimento melhor do que esse da simulação acima (e note que isso nem é uma recomendação, até porque há algumas dezenas de outras melhores opções de investimento), e também se você não vê qualquer questão nos argumentos decorridos pelo texto… Siga em frente, afinal como disse não há certo ou errado!

Leave A Comment

All fields marked with an asterisk (*) are required