6P’s para escolher os melhores fundos de investimentos
Há centenas de opções de fundos no mercado, e disponíveis para os mais diversos perfis de investidor. Entretanto na hora de escolher o melhor fundo, em geral, as pessoas fazem sua escolha apenas olhando a performance passada do fundo, o que é um risco – performance passada não garante rentabilidade futura!
Performance passada não garante rentabilidade futura!
Então segue o que chamamos de 6P’s, uma fórmula de sucesso para o processo de escolha de fundo:
Pessoas: Conheça o passado e o presente dos gestores, da gestora e do histórico dos fundos. De onde vieram, background e experiência das pessoas que estão no comando.
Processo: Como é o Processo de tomada de decisão. É uma decisão colegiada ou é concentrada apenas no gestor que toma decisão sozinho. Quais ferramentas são utilizadas para tomada de decisão e Controle de riscos?
Produto: Quais as taxas, tamanho em $ do fundo e quantidade de cotistas. E a estrutura do produto é compatível com seu perfil de investidor? É um fundo ativo ou passivo?
Posição: onde está posicionada a estratégia de alocação? Qual a composição da carteira?
Performance: Qual a rentabilidade ajustada ao risco em diversas janela, seja mês, anos ou outros períodos. Importante avaliar qual foi a performance histórica em momentos de estresse. Como se comportou em crises?
Período: Qual o sua expectativa de liquidez? A liquidez do fundo é compatível com sua disponibilidade?
.
Enfim, fundos de investimentos são ótimas opções de alocação para seu dinheiro, principalmente para quem não tem muito tempo para acompanhar o mercado.
Fazendo a escolha correta você poderá dormir tranquilo, sabendo que seu rico dinheirinho estará nas mãos de profissionais especializados.
✨Ainda ficou com dúvidas? Deixe seu comentário ou dúvida que tento responder.

